Alta Disponibilidade em nuvem

Quantas vezes você precisou manter uma aplicação ou serviço em alta disponibilidade e quando pensou em tudo que tinha que fazer para realizar essa proeza ficou profundamente desapontado?

Afinal, o que é Alta Disponibilidade (HA)?

Alta disponibilidade é você conseguir deixar uma aplicação ou um serviço funcionando mesmo em situações extremas como por exemplo, a sua aplicação começa a receber uma quantidade inimaginável de acessos, um hardware apresenta problemas, o sistema operacional apresenta erro, temporal, chuva de pedra, furacão, incêndio, ataque de zumbis, etc…

Mesmo nessas situações a sua aplicação precisa permanecer firme e forte, pois é bem provável que o seu cliente não aceite as suas desculpas.

Qual a diferença entre Disponibilidade em ambiente local e em nuvem?

A diferença entre alta disponibilidade em ambiente local e em nuvem é que em ambientes locais é muito mais complexo e muito mais caro de manter uma aplicação com altos níveis de disponibilidade, pois é necessário ter todos os equipamentos em redundância como servidores, switches, firewalls, links de internet, nobreaks, geradores, etc…toda a infraestrutura duplicada e além disso, para manter um nível “Master” é necessário ter tudo isso em um outro datacenter em outro prédio, o que se torna muito complexo e caríssimo.

Já na computação em nuvem é mais simples, porque com apenas alguns cliques é possível distribuir essa aplicação em diferentes regiões e zonas de disponibilidade, ou seja, essa aplicação será executada em datacenters diferentes, com estruturas totalmente separadas e com isso acaba se tornando mais barato e mais fácil de manter essa disponibilidade.

Hoje, a AWS oferece serviços com taxas de  até 99,999% de disponibilidade, o que é muito difícil de conseguir em ambientes locais.

Série de Vídeos Online de AWS

Cadastre seu nome e e-mail para participar>

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente <strong>SEGURO</strong> conosco!

Porque é importante ter Alta Disponibilidade?

É importante ter alta disponibilidade porque o consumidor está cada vez mais exigente, nenhum consumidor fica usando uma aplicação por muito tempo se ela não tem uma boa qualidade de serviço, ou seja, se começa a cair, apresentar lentidão, etc…

Por isso é muito importante ter alta disponibilidade, para que as empresas possam manter seus clientes fieis e satisfeitos com seus serviços e consequentemente ampliar o negócio com a conquista de novos clientes.

Manter alta disponibilidade é uma tarefa árdua, mesmo que a empresa não tenha um datacenter local e use algum provedor com VPS ou Colocation, manter redundância em 2 provedores e um interconexão entre eles é muito caro. Já na computação em nuvem o pagamento é feito conforme o uso, então você paga apenas pelos recursos que utilizar e no tempo que utilizar, não tem nenhum custo a mais por manter essa aplicação em zonas de disponibilidades diferentes, o que torna possível o crescimento do investimento em tecnologia proporcionalmente ao crescimento do negócio.

O que pode causar a indisponibilidade de um serviço?

A indisponibilidade pode ser causada por diversos fatores, um deles é por algum problema de hardware, sinistro como roubos, incêndios, enchentes e quanto maior a taxa de disponibilidade necessária mais recursos será necessário adquirir.

Outro fator que pode causar indisponibilidade é a demanda maior do que o previsto, por exemplo, a aplicação tem 100 usuários e a empresa resolve fazer uma campanha que dá muito certo e em uma semana essa demanda aumenta para 1 milhão de usuários. Como manter essa aplicação disponível com um crescimento tão grande em uma semana?

Em um datacenter local isso é muito difícil de fazer, pois é necessário comprar equipamentos, contratar equipes e realizar novas implantações mas na computação em nuvem basta alocar mais recursos e distribuí-los por regiões diferentes em países diferentes, inclusive esse processo pode ser configurado para crescer e diminuir automaticamente conforme a demanda sem que haja uma intervenção da equipe técnica.

Se você quer aprender como deixar seus serviços e aplicações em alta disponibilidade usando a nuvem da AWS participe da Série de Vídeos Online de AWS que vai acontecer do dia 2 ao dia 9 de abril.

Para participar CLIQUE AQUI, as inscrições são gratuitas.