AWS Marketplace

Neste artigo vamos explicar sobre o AWS Marketplace, uma loja da AWS, com diversas imagens de recursos e softwares uteis para o dia a dia, essas imagens estão separadas em categorias especificas como DevOps, Infraestrutura e IoT.

Figura 1 - AWS Marketplace
Figura 1 – AWS Marketplace

Na primeira tela você verá os produtos que já foram aplicados na sua conta AWS, então clique em descobrir produtos para ter a visão da busca de todo o marketplace.

Na parte de buscas, você tem diversos itens de buscas e filtros, selecionar por categorias, por preços, com opções de free trial, tipos de implantação via cloudformation, vendors e etc.

Figura 2 - Filters
Figura 2 – Filters

Para exemplificar este artigo, vamos filtrar uma imagem do mongoDB e explanar todos os detalhes desta imagem como o preço, recursos criados entre outros

Filtrando e Iniciando os trabalhos

Figura 3 - Imagem filtrada
Figura 3 – Imagem filtrada

Clique sobre o nome da imagem para abrir os detalhes dela.

No topo da página fica disponível todo o overview desta imagem, é um descrito do que ela faz, escrito pelo criador da imagem, geralmente eles colocam todos os motivos da criação e explicam detalhes da utilização da mesma.

Figura 4 - Overview
Figura 4 – Overview

Um dos pontos mais importantes é a área de precificação, nela conseguimos ter uma estimativa do custo por hora dos recursos, podendo selecionar um tier recomendado pelo criador ou não.

Figura 5 - License pricing
Figura 5 – License pricing

Como estamos falando de EC2 existe também a precificação do disco EBS que será criado e tem uma precificação especifica.

Figura 6 - EBS pricing
Figura 6 – EBS pricing

Após entender que esta imagem atende todas as suas necessidades na geração de uma infraestrutura de mongoDB, como é nosso exemplo, você pode se inscrever à imagem para que ela seja listada na sua área de inscrições.

Figura 7 - Subscriptions
Figura 7 – Subscriptions

Agora basta selecionar a inscrição feita, clicar em executar instância, preencher os dados necessários e a página será direcionada para o wizard
da AWS, com todos os passos de criação de uma EC2, porém utilizando a imagem do vendor selecionada, sendo criada dentro da sua infraestrutura, com sua VPC, Security Groups e etc.

Vale agora explorar outras imagens do Marketplace, existem diversas outras imagens que nos ajudam a ganhar tempo na hora de definir estrutura de serviços ou até mesmo para avaliar prova de conceitos, sem ter que perder tempo com instalações e outros problemas que acontecem.

O que achou deste Marketplace da AWS? Já usou?

Abraços.