Como conseguir uma certificação em Cloud Computing

Com a Cloud Computing presente no cotidiano das pessoas e dos profissionais de TI, torna-se crucial a presença de pessoas altamente qualificadas, a fim de elevarem as empresas a outro patamar de competitividade. Além de desenvolver novas habilidades, é importante para o Profissional Cloud manter o foco nas certificações que deseja, e principalmente, naqueles que o mercado precisa, como uma certificação em Cloud Computing.

A importância de se ter uma certificação em Cloud Computing

O certificado é um documento que atesta as habilidades de um profissional em determinada área de trabalho ou conhecimento.

Em TI, a experiência é altamente valorizada, mas uma forma de provar habilidades e demonstrar know-how em determinadas áreas se dá por meio de certificações, servindo tanto para os iniciantes como para os mais experientes. A obtenção destas também demonstra dedicação e compromisso para refinar sua carreira, pois oferecem uma base técnica que muitas vezes não é adquirida na Universidade.

Uma certificação em Cloud Computing também pode significar uma promoção, aumento salarial, conquista de um novo emprego, além de promover o ganho de conhecimento.

Conforme relatório da IDC, funcionários certificados são 17% mais produtivos nas atividades principais de TI, em comparação com funcionários que não têm certificações. O referido documento faz uma descrição das vantagens de se contratar funcionários que possuem certificações em TI.

As empresas que estão contratando este tipo de profissional.

Empresas de todos os segmentos procuram profissionais que possam comprovar suas habilidades por meio de certificação em Cloud Computing.

Os processos seletivos para a área de soluções em cloud computing para empresas como Amazon, Google, Microsoft, IBM, Salesforce, Netflix, Facebook, HP, Apple, Oracle dentre muitas outras, possuem como pré-requisito a posse de algumas das mais importantes certificações em Nuvem, principalmente se o candidato possui domínio das ferramentas, recursos e produtos que a própria empresa desenvolveu.

O certificado atesta suas habilidades e agrega novos conhecimentos, e, em uma seleção, será um importante fator de desempate.

Algumas das certificações mais valorizadas dizem respeito as três modalidades principais de Cloud, que são Infraestrutura (IaaS), Software (SaaS) e Plataforma (PaaS).

Os cursos mais populares de Cloud Computing no mundo

Existem inúmeros cursos de Cloud Computing disponíveis para os profissionais de TI e que podem auxiliar o profissional na sua certificação. Como era de se esperar, os mais populares são aqueles fornecidos pelos gigantes mundiais da nuvem:

Primeiros passos para obter o Certificado

Primeiramente, você deve descobrir qual é a melhor certificação para você neste momento – lembre-se que a maior parte delas requer investimento.

Também é importante saber qual o seu nível de conhecimento para obter a certificação, que poderá ir desde o básico ao especialista.Verificar sobre cursos, treinamentos, guias, oficinas, materiais de estudo como e-books, diretrizes que são essenciais para a realização dos exames.

Além da parte teórica, o exame também poderá ser prático, a fim de avaliar as habilidades e competências, exigindo que os candidatos realizem tarefas em um sistema.

Algumas certificações exigem que o candidato tenha um determinado período de experiência de trabalho em tecnologia de nuvem, arquitetura cloud, ou desenvolvimento de serviços relacionados à nuvem e serviços e/ou aplicativos de armazenamento.

Claro que a Certificação é importante, mas o caminho percorrido até chegar ao mesmo é fundamental para o crescimento do Profissional Cloud, fazendo com que o certificado seja a consequência de uma jornada enriquecedora.

Para que você obtenha êxito, é fundamental contar com empresas confiáveis como a Cloud Treinamentos, que, além de oferecer um curso altamente didático e de qualidade, que é o Curso Profissional Cloud que prepara para a Certificação Cloud Essentials da CompTia, Certificação COA Oficial do OpenStack, entre outras, que são certificações reconhecidas pelo mercado, constituindo um indicador preciso do sucesso do profissional.