Como ter mais liberdade em TI com a MultiCloud

Há muito tempo atrás, eis que surgia no céu de brigadeiro da TI uma Nuvem modesta, tímida e pouco compreendida. Depois surgiram outras Nuvens, com propostas, especificidades, aplicações e custos diversificados, e que tomaram proporções inimagináveis para muitos profissionais.

Diante de tantas opções, porque não usufruir somente dos benefícios da Cloud Computing? E foi aí que o Profissional Cloud desenvolveu a MultiCloud – uma solução para ‘agradar a Gregos e a Troianos’.

Mas, o que é MultiCloud?

Como o próprio nome sugere, a MultiCloud é basicamente o uso simultâneo de duas ou mais plataformas de Cloud Computing. A implementação poderá usar as Nuvens privadas, públicas ou híbridas.

É praticamente combinar o que há de melhor em uma determinada Nuvem, com seus diferentes fornecedores e características, a fim de criar a solução mais adequada para todos os usuários.

Workshop Online de OpenStack

Inscrições Gratuitas Cadastre seu nome e e-mail para participar>

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente <strong>SEGURO</strong> conosco!

Por que ela está em alta quando se trata de TI?

Duas palavras definem bem esta situação: liberdade e flexibilidade. O Profissional Cloud poderá escolher o provedor de Nuvem mais adequado para suportar os serviços, aplicativos e cargas de trabalho, sem comprometer toda a estrutura de dados e informações da empresa.

A organização poderá optar por uma nuvem privada para lidar com dados confidenciais e uma nuvem pública para um aplicativo da Web.

A MultiCloud é uma maneira de gerenciar o risco em várias plataformas, é uma forma de aproveitar ao máximo a economia de custos, de oferecer a redundância em caso de falhas, e o melhor, não ser um ‘refém’ de um único fornecedor de soluções em Nuvem.

Atualmente, outro fator a ser considerado é que vários provedores de nuvem oferecem mais opções para segmentação geográfica, para gerenciar problemas de latência, soberania de dados, entre outros.

Como aplicar a MultiCloud na empresa

Implementar e gerenciar soluções MultiCloud poderá ser um desafio para muitos profissionais de TI, pois acrescenta complexidade quanto aos diferentes serviços, tecnologias e interfaces.

É de vital importância que a organização elabore uma estratégia sólida para a implementação desta solução em TI. Esta só terá sucesso se o Profissional Cloud tiver bem claro o que deverá migrar para a Nuvem, qual o tipo de Nuvem que irá utilizar, além de selecionar fornecedores que garantam o atendimento mais adequado para as necessidades da empresa.

O profissional de TI deverá adquirir conhecimento consistente de cada modelo de Nuvem e de suas diferentes funcionalidades, além de desenvolver habilidades técnicas para cada uma delas também por meio da experiência. Por exemplo, as soluções de Cloud Computing fornecidas pela AWS, Google e Azure não são as mesmas, e as medidas de segurança do Azure e da AWS também são diferentes. Com isso, é essencial reconhecer a diferença nas ofertas da nuvem e escolher uma de acordo com o seu design e arquitetura de aplicativos.

Por vezes, a interoperabilidade entre os diferentes provedores de Cloud Computing exige o uso de soluções alternativas como um API (Application Programming Interface). Este tornará o ambiente de trabalho online alinhado entre as diferentes estruturas, plataformas e serviços hospedados na Cloud.

Muitos profissionais de TI gerenciam esses complexos ambientes MultiCloud utilizando ferramentas e serviços nativos de cada Nuvem. Porém, alguns estão procurando outras soluções para facilitar todo esse processo, como o uso de ferramentas como plataformas de gerenciamento de nuvem (CMPs) e corretores de serviços em nuvem (CSBs), que possibilitam às empresas gerenciarem várias nuvens como se fossem uma única.

O infográfico da UOLDIVEO nos dá uma idéia de como seria uma jornada para a MultiCloud, tendo em vista que esta empresa possui alianças estratégicas com os maiores fornecedores de Cloud Computing do mundo.

Claramente, os benefícios de adotar a MultiCloud são vários, e o Profissional Cloud deverá estar atento a esta nova estratégia.

Referências:

http://www.bmc.com/blogs/multi-cloud-defined-what-is-multi-cloud-exactly/

https://www.infoworld.com/article/3226484/cloud-computing/what-is-multicloud-the-next-step-in-cloud-computing.html

http://cio.com.br/opiniao/2017/09/26/multicloud-mais-liberdade-e-custos-racionalizados-para-as-empresas/