Cresce a busca por ‘profissionais cloud’ no mercado

Não fique tão animado… Prof. Xavier não irá recrutá-lo para ser membro dos X-Man. E, digamos que tomar o lugar da poderosa Tempestade não o transformará em um Professional Cloud.

Mas, o que essa personagem fictícia do Universo Marvel Comics – cuja primeira aparição data de 1975, tem em comum com o nosso Profissional Cloud?

Primeiramente, é uma “mutante”, além de ser persistente e ousada – e digamos que estas sejam características importantes para permanecer no mercado atual.  Por último, até mesmo o Prof. Xavier sabe que especialistas em nuvem ainda são raros, e encontrá-los não é uma tarefa muito fácil.

Mas, o que nos diz o mercado sobre as oportunidades na nuvem?

A medida que ocorre a ascensão da nuvem no universo corporativo, a busca por profissionais com habilidades específicas de cloud (chamados de “profissionais cloud”) também cresce exponencialmente.

A Achieve em conjunto com a Burning Glass Technologies lançou recentemente o relatório “Technology Jobs in Massachusetts: The Demand for a Massachusetts Technology Workforce”, que analisa a demanda por empregos de tecnologia em Massachusetts, EUA, mostrando que aproximadamente 1 em cada 4 empregos (23%) neste Estado envolve habilidades de informática – significativamente maior do que a média nacional de menos de 18%.

O relatório destaca a necessidade de aumentar o aporte de pessoas com conhecimento e habilidades em ciência da computação, pois, 9 das 10 principais ocupações tecnológicas identificadas no relatório demoram mais do que a média para serem preenchidas.

Conforme o CEO da Burning Glass Technologies, Matthew Sigelman:

“Uma das tendências mais poderosas que vemos no mercado de trabalho é como as habilidades digitais estão reformulando o que os empregadores esperam de sua força de trabalho – não só em empregos de tecnologia, mas também em uma variedade de funções em todos os setores em que os trabalhadores agora têm que ter habilidades de software para gerenciar dados

No caso do Brasil, conforme o IDC, 75% das empresas encontram dificuldades em recrutar uma equipe de TI, bem como em encontrar profissionais com habilidades e competência de que necessitam. O órgão também identificou uma lacuna entre a demanda por profissionais especializados em rede e o número de profissionais disponíveis no mercado latino americano.

A  IDC Brasil também destaca que a cloud computing chega em 2017 como mainstream. E um sinal de que esse mercado está indo muito bem é de que a cloud pública deve crescer 20% neste ano, alcançando US$ 890 milhões. “Há muitos casos de sucesso, e as empresas já conhecem os benefícios da nuvem e estão superando seus receios ao perceber que provedores estão aumentando a segurança”, afirma Pietro Delai.

Para a IDC Brasil, mesmo com um cenário ainda recessivo, as empresas devem investir em nuvem devido a todos as suas vantagens.

Embora encontrar um Profissional Cloud seja um dos maiores desafios no mercado atual, a compensação financeira está se tornando um fator decisivo na contratação e retenção deste, tendo em vista que este profissional diferencia-se do profissional de TI tradicional por apresentar um conjunto completo de habilidades técnicas.

Procura-se Profissional Cloud

Como já vimos nos artigos “A nuvem acabará de vez com o trabalho dos profissionais de TI e “A cloud está cobrindo rapidamente o universo corporativo”, as oportunidades e empresas que adotaram a nuvem como modelo institucional são inúmeras, e nos mais diferenciados segmentos.

Logo, a expansão contínua da nuvem está criando uma demanda cada vez maior por profissionais cloud.

Provas para esta afirmação?

É só efetuar uma pesquisa rápida em sites de empregos para verificar a quantidade de ofertas para o Professional Cloud. Somente neste mês de julho de 2017, na rede social de negócios – Linkedin, algumas das vagas para cloud destinavam-se a:

  • Pesquisador/Cientista – Cloud Computing and High Performance Computing (IBM);
  • Analista de P&D – Desenvolvedor Web/Cloud Computing;
  • Enterprise Migration Architect (Amazon);
  • Consultor – Pré Vendas – Infraestrutura, Cloud Solution Architect (Microsoft);
  • Especialista em Infraestrutura Cloud;
  • Arquiteto de Cloud Computing;
  • Gerente de Contas Cloud – Account Manager Cloud;
  • Especialista de Migração Cloud Computing;
  • Especialista em Segurança da Informação;
  • Gerente Arquitetura Corporativa de Informação eTecnologia;
  • Muitas outras oportunidades.

O crescimento do mercado de cloud computing tende a gerar demanda por profissionais que possuem habilidades nas várias tecnologias da chamada terceira plataforma de TI.

Os profissionais de TI que desejam atuar nesta área e se sobressair, além de curso superior e conhecimento técnico, é indispensável investir em cursos com certificações reconhecidas pelo mercado, além disso precisam ficar atentos às mudanças que estão acontecendo, caso contrário correm um sério risco de ficarem obsoletos muito antes do que imaginam.

E você, está atento à essas mudanças do mercado?