Como os líderes do mercado estão focando em Cloud?

O ano era 2006. E, enquanto o mercado travava uma batalha entre as tecnologias HD-DVD e Blu-Ray para definir quem seria o sucessor do DVD, o engenheiro de software americano, Eric Schmidt (CEO da Google entre 2001 e 2011), menciona cloud pela primeira vez durante uma conferência:

“O que é interessante [agora] é que existe um novo modelo emergente, e você está aqui porque você é parte desse novo modelo. Eu não acho que as pessoas realmente tenham entendido o quão grande essa oportunidade realmente é. Começa com a premissa de que os serviços de dados e a arquitetura deveriam estar em servidores. Nós chamamos isso de Cloud Computing.”

Bem, isso que se pode chamar de confiança e visão de futuro. E é exatamente este caminho que as maiores empresas do mundo estão trilhando e que o profissional de TI deve tomar. Veja abaixo algumas das empresas que adotaram a nuvem e consequentemente se tornaram líderes do mercado nos últimos anos.

1. Google

google

Historicamente concebido para ser um ‘motor de busca’ digital, atualmente possui mais de 60 mil funcionários em 50 países, e desenvolve centenas de produtos que são usados mundialmente por bilhões de pessoas.

Este titã tanto utiliza a Cloud como também oferece o serviço, a Google Cloud Platform – além de ferramentas gratuitas para armazenamento de dados para os usuários da sua conta, como o Google Drive. Atualmente o Google lidera o ranking de marca mais valiosa do mundo.

1. Amazon

amazon

A Amazon.com passou de revendedora de livros online para uma das empresas mais poderosas do mundo. Em um dado momento, se viu forçada a melhorar sua infraestrutura investindo em grandes data centers, disponibilizando sua capacidade computacional ociosa. Hoje, oferece um amplo conjunto de produtos de nuvem globais – sendo usuária e provedora destas.

A Amazon é hoje a 4ª marca mais valiosa do mundo em 2017.

3. Netflix

netflix

Em 2016 a Netflix anunciou que finalmente havia encerrado o processo de migração para a nuvem. Essa trajetória teve início em 2008, depois de ocorrer um grave problema interno e de perceberem que não poderiam suportar a evolução tão acelerada do volume de dados nos seus próprios data centers.

Atualmente, a empresa é totalmente dependente de Cloud Computing para todos os seus serviços de streaming.

4. Spotify

Spotify

Líder mundial em streaming de músicas, o Spotify também deu início em 2016 ao seu processo de migração para a Cloud. A empresa fazia uso de tecnologias locais como data centers e servidores. Entretanto, o crescimento veloz do número de usuários aliado ao alto custo e necessidade de expansão obrigou-os a optar pela a nuvem.

5. Oracle

Oracle

Mesmo após um dos seus antigos CEOs afirmam categoricamente que a nuvem era “uma moda passageira”, em meados de 2015 o Oracle já havia migrado praticamente todos os seus serviços para a Cloud.

Hoje a Oracle se encontraria entre as maiores empresas do mundo provedoras de tecnologias Cloud Computing.

6. NASDAQ OMX Group

NASDAQ OMX Group

Esta gigante do mercado de ações mundial migrou para a Cloud Computing em razão da necessidade dos seus clientes, além de vantagens como: tempo, agilidade e flexibilidade.

A nuvem permite à NASDAQ armazenar informações com menor custo, além de garantir a segurança e disponbilidade de todas as informações, a qualquer momento.

7. McDonald’s Corporation

mcdonald's

Buscando maneiras inovadoras de formar novos funcionários e manter a consistência de produtos e serviços em toda a sua rede franqueada, o McDonald’s vem investindo em plataforma de treinamentos em Cloud Computing, bem como implementando a idéia de fidelização de clientes.

Considerações finais sobre a Cloud

Como se pode ver, as maiores empresas do mundo adotaram ou estão em processo de transição para a Cloud. Muitas delas perceberam que as formas que obtiveram sucesso e lucro no passado provavelmente não serão apropriadas no futuro.

Outro fator importante é a redução de custos muitas vezes obtida na adoção de serviços de cloud, você pode saber mais sobre isso NESSE ARTIGO.

E é por isso que um dos profissionais de TI mais valorizados e desejados por estes líderes é o Profissional Cloud, pois ele tem o poder de direcionar seus negócios pelo caminho mais adequado, com possibilidades praticamente infinitas no que diz respeito a tecnologia. Quer estar entre eles? 

Para ajudar na sua transformação profissional eu criei um e-book com as 3 características indispensáveis de um Profissional Cloud“. Baixe gratuitamente.