Profissional de TI: Como se diferenciar no mercado

Quem diria que o brilhante naturalista Charles Darwim poderia contribuir com sua carreira de Profissional de TI, especialmente a de Profissional Cloud? Bem, basta lembrar das aulas de Biologia, onde você teve que entender que:

“Não são as espécies mais fortes que sobrevivem, nem as mais inteligentes, e sim as que melhor se adaptam a mudanças”.

Como se vê, o mercado de trabalho atual de TI é extremamente dinâmico, e os profissionais que estão em busca de reconhecimento profissional e financeiro, além de uma carreira duradoura, jamais devem parar no tempo. Lembra da evolução do ornitorrinco?

Pensando estrategicamente sua carreira de Profissional de TI

Não faz muito tempo que as organizações deixaram de lado a ideia de que o profissional de TI servia somente como suporte técnico e operacional. Hoje, além do conhecimento técnico, como dominar Cloud Computing, ele se tornou essencial na estratégia do negócio.
Para ser um profissional de destaque no mercado atual, o profissional de TI deve possuir uma visão de negócios e conhecer muito bem o segmento que sua empresa atua, além das particularidades desta.

Visão de Negócio

Com seu conhecimento técnico aliado a sua visão empresarial ele conduzirá o ambiente de tecnologia integrado com as necessidades dos negócios. Isso vai ao encontro com um depoimento de Brad Wright, Microsoft IT Cloud, sobre as mudanças que a nuvem trouxe no seu setor:

Quando você faz uma grande mudança, o que você valoriza na vida muda e como você a valoriza. Nós costumávamos avaliar a eficiência dos data centers. Agora nos preocupamos com a forma como posso administrar o meu negócio de forma tão eficaz quanto possível, com a menor conta de nuvem possível.”

Conforme alguns analistas do Gartner, ‘quando se trata de nuvem, a estratégia é a chave’. A Cloud foi um dos temas do Gartner Symposium / ITxpo 2017, e, na opinião do VP Gartner, Ed Anderson,

“Estabelecer uma estratégia em nuvem deve ser uma prioridade para todas as organizações. Quando bem planejada, uma estratégia na nuvem descreverá os principais fatores que ajudam as organizações a adotar a computação em nuvem como um modelo operacional e uma tecnologia.”

Logo, o profissional de TI que procura se diferenciar no mercado de trabalho deve desenvolver uma visão estratégica de todo o processo.

Ser Generalista e Especialista ao mesmo tempo

Mesmo parecendo um pouco antagônico, o profissional que busca reconhecimento deve ser generalista e especialista ao mesmo tempo.
Para um Profissional Cloud é essencial conhecer as principais plataformas disponíveis no mercado, pois seus provedores sempre surgem com novidades em relação aos recursos e soluções oferecidas.
É muito importante que o profissional de TI ou o Profissional Cloud saibam identificar e dimensionar quais os impactos, tanto positivos, quanto negativos que a adoção de uma solução em nuvem irá trazer para o negócio.
Para o VP Gartner, Daryl Plummer:

“Para fazer a nuvem correta, você deve se concentrar no que você quer fazer e quais serão os resultados. Tentando construir uma estratégia em nuvem, apenas olhando para a infra-estrutura, só levará a miopia de infraestrutura.”

O profissional de destaque deverá conhecer muito bem a aplicação para avaliar a viabilidade de migrar esta para a Cloud. Apenas tirar uma aplicação do data center local e colocar em um data center remoto está longe de ser considerada computação em nuvem, e você deixará de usufruir alguns importantes benefícios da Cloud, como auto scaling e o load balance.

Estudo: Profissional de TI

Atualmente o domínio da língua inglesa é essencial para quem deseja ascender em sua carreira, pois, grande parte das novidades em TI, cursos, vídeo-aulas são oriundas de fontes internacionais.
Cursos e Certificações são necessárias, e, para isso, é salutar que o profissional de TI seja autodidata e aprenda de forma contínua. Em tempo, empresas modernas e inovadoras valorizam profissionais proativos, capazes de fazer testes e tirar conclusões baseadas em dados, não simplesmente em opiniões de outros profissionais.
Por fim, como disse o inventor Charles F. Kettering:

“Continue andando. Haverá a chance de você ser barrado por um obstáculo, talvez por algo que você nem espere. Mas siga, até porque eu nunca ouvi falar de ninguém que foi barrado enquanto estava parado.”

Eu escrevi um e-book destacando 3 principais características que um profissional de TI precisa desenvolver para atuar nessa era da transformação digital e se tornar um Profissional Cloud. Baixo o e-book CLICANDO AQUI.

Avalie o conteúdo post

Compartilhe:

Postes Relacionados