Quantas vezes você precisou manter uma aplicação ou serviço em alta disponibilidade e quando pensou em tudo que tinha que fazer para realizar essa proeza ficou profundamente desapontado?
Alta disponibilidade é você conseguir deixar uma aplicação ou um serviço funcionando mesmo em situações extremas como por exemplo, a sua aplicação começa a receber uma quantidade inimaginável de acessos, um hardware apresenta problemas, o sistema operacional apresenta erro, temporal, chuva de pedra, furacão, incêndio, ataque de zumbis, etc…
Mesmo nessas situações a sua aplicação precisa permanecer firme e forte, pois é bem provável que o seu cliente não aceite as suas desculpas.
A diferença entre alta disponibilidade em ambiente local e em nuvem é que em ambientes locais é muito mais complexo e muito mais caro de manter uma aplicação com altos níveis de disponibilidade, pois é necessário ter todos os equipamentos em redundância como servidores, switches, firewalls, links de internet, nobreaks, geradores, etc…toda a infraestrutura duplicada e além disso, para manter um nível “Master” é necessário ter tudo isso em um outro datacenter em outro prédio, o que se torna muito complexo e caríssimo.
Já na computação em nuvem é mais simples, porque com apenas alguns cliques é possível distribuir essa aplicação em diferentes regiões e zonas de disponibilidade, ou seja, essa aplicação será executada em datacenters diferentes, com estruturas totalmente separadas e com isso acaba se tornando mais barato e mais fácil de manter essa disponibilidade.
Hoje, a AWS oferece serviços com taxas de até 99,999% de disponibilidade, o que é muito difícil de conseguir em ambientes locais.
[epico_capture_sc id=”970″]
É importante ter alta disponibilidade porque o consumidor está cada vez mais exigente, nenhum consumidor fica usando uma aplicação por muito tempo se ela não tem uma boa qualidade de serviço, ou seja, se começa a cair, apresentar lentidão, etc…
Por isso é muito importante ter alta disponibilidade, para que as empresas possam manter seus clientes fieis e satisfeitos com seus serviços e consequentemente ampliar o negócio com a conquista de novos clientes.
Manter alta disponibilidade é uma tarefa árdua, mesmo que a empresa não tenha um datacenter local e use algum provedor com VPS ou Colocation, manter redundância em 2 provedores e um interconexão entre eles é muito caro. Já na computação em nuvem o pagamento é feito conforme o uso, então você paga apenas pelos recursos que utilizar e no tempo que utilizar, não tem nenhum custo a mais por manter essa aplicação em zonas de disponibilidades diferentes, o que torna possível o crescimento do investimento em tecnologia proporcionalmente ao crescimento do negócio.
A indisponibilidade pode ser causada por diversos fatores, um deles é por algum problema de hardware, sinistro como roubos, incêndios, enchentes e quanto maior a taxa de disponibilidade necessária mais recursos será necessário adquirir.
Outro fator que pode causar indisponibilidade é a demanda maior do que o previsto, por exemplo, a aplicação tem 100 usuários e a empresa resolve fazer uma campanha que dá muito certo e em uma semana essa demanda aumenta para 1 milhão de usuários. Como manter essa aplicação disponível com um crescimento tão grande em uma semana?
Em um datacenter local isso é muito difícil de fazer, pois é necessário comprar equipamentos, contratar equipes e realizar novas implantações mas na computação em nuvem basta alocar mais recursos e distribuí-los por regiões diferentes em países diferentes, inclusive esse processo pode ser configurado para crescer e diminuir automaticamente conforme a demanda sem que haja uma intervenção da equipe técnica.
Se você quer aprender como deixar seus serviços e aplicações em alta disponibilidade usando a nuvem da AWS participe da Série de Vídeos Online de AWS que vai acontecer do dia 2 ao dia 9 de abril.
Para participar CLIQUE AQUI, as inscrições são gratuitas.
O que é e como funciona o AWS? Antes de apresentar o curso AWS nós vamos fazer um breve resumo sobre como funciona o AWS e como é o mercado de trabalho. O AWS (Amazon Web Services) é uma plataforma de computação em nuvem oferecida pela Amazon que permite às empresas e indivíduos hospedar, armazenar … Continue reading Curso AWS (Amazon Web Services)
Por onde posso começar com bootcamp Azure? Se você está buscando começar com bootcamp Azure, nós da Cloud Treinamentos preparamos algumas etapas que você pode seguir e que vai te ajudar: Definir seus objetivos: antes de iniciar qualquer treinamento, é importante que você defina seus objetivos e metas. O que você quer aprender? Qual é … Continue reading Bootcamp de Azure
Um profissional de AWS é alguém que possui conhecimento e habilidades em usar os serviços e tecnologias da Amazon Web Services (AWS) para projetar, desenvolver, implementar e gerenciar soluções baseadas em nuvem. As tarefas específicas que um profissional de AWS pode executar dependem da sua especialização e nível de experiência. Alguns exemplos de atividades realizadas … Continue reading O que um profissional AWS faz?