Cloud computing: o que é e como funciona?

cloud computing

A migração para cloud computing, ou computação na nuvem, é uma tendência crescente, que está se tornando cada vez mais popular em todas as áreas de trabalho em diversos segmentos.

Nesse artigo, você entenderá mais sobre o funcionamento do cloud computing, bem como suas vantagens, benefícios e diferenciais. 

Saiba mais sobre essa tecnologia e como ela pode ser usada para aumentar a eficiência e a produtividade. Continue a leitura e acompanhe!

O que é Cloud computing?

 

Cloud computing é uma tecnologia que permite o acesso a recursos de computação, como armazenamento, processamento de dados e aplicativos, através da Internet. 

Em outras palavras, cloud computing é uma tecnologia que permite o acesso a recursos de computação através da Internet por um custo menor.

Como funciona Cloud computing?

 

Isso significa que, em vez de armazenar arquivos e executar programas em um computador local, é possível acessar esses recursos em um servidor remoto e compartilhá-los com outros usuários por meio da chamada “nuvem”.

Existem três tipos principais de serviços de nuvem, confira agora quais são eles

  • IaaS (Infrastructure as a Service);
  • PaaS (Platform as a Service);
  • SaaS (Software as a Service);

O IaaS fornece acesso a recursos de infraestrutura, como servidores virtuais, armazenamento e redes, enquanto o PaaS fornece uma plataforma para desenvolver e executar aplicativos. Nesse tipo de ambiente, os usuários têm acesso ao armazenamento e outros recursos de computação, podendo assim usar ferramentas pré-montadas para desenvolver, personalizar e até mesmo testar seus próprios aplicativos.

Conheça algumas vantagens em utilizar o PaaS:

  • Agilidade no momento da implantação
  • Padronização dos processos
  • Processos mais modernizados
  • Redução do tempo de codificação
  • Maior controle nos ativos de TI dentre outros benefícios

Conheça alguns exemplos de PaaS:

  • Microsoft Azure.
  • Amazon Web Services (AWS)
  • Google App Engine.
  • Oracle Cloud Platform (OCP)
  • Red Hat OpenShift PaaS.

 

O SaaS por sua vez fornece acesso a aplicativos prontos para uso, como ferramentas de colaboração, gerenciamento de projetos e software de gestão de negócios. Veja algumas vantagens em utilizar o SaaS:

  • Menor custo para utilização
  • Não necessita de máquinas para utilizar o software 
  • Pode acessar de qualquer lugar
  • Atualizações de maneira automática
  • Integrações com outros sistemas de forma facilitada

Veja alguns exemplos de SaaS

  • Dropbox;
  • Google Drive;
  • Salesforce;
  • Google Analytics;

 

Quais os benefícios do Cloud Computing?

 

Cloud computing é atraente para as empresas, pois permite que elas economizem dinheiro e recursos por meio de uma estrutura de custos mais flexível e escalável. 

Em vez de investir em hardware e software caros e mantê-los sempre atualizados, é possível pagar apenas pelo que é usado e escalar facilmente conforme as necessidades da empresa mudam. 

Além disso, cloud computing também permite acesso a recursos avançados, como inteligência artificial e aprendizado de máquina, sem a necessidade de investir em infraestrutura própria.

Outra vantagem do cloud computing é a facilidade de colaboração e compartilhamento de informações. 

Com os arquivos e aplicativos armazenados em um servidor remoto, é possível acessá-los de qualquer lugar e compartilhá-los com outros usuários, o que é especialmente útil para equipes de trabalho remotas.

No entanto, há também pequenas desvantagens a serem consideradas ao usar cloud computing.

É preciso considerar ainda que a dependência da conectividade à Internet pode ser um problema, já que a falta de conectividade impede o acesso aos recursos de nuvem, porém existem formas de minimizar esse problema tendo redundâncias de conectividade ou até se o projeto de cloud for bem elaborado você pode acessar os serviços utilizando por exemplo um 4G que irá funcionar

Em resumo, Cloud computing oferece às empresas uma grande flexibilidade no acesso a dados e informações, podendo ser acessadas a qualquer momento. 

É uma excelente opção para empresas com sedes espalhadas pelo mundo ou em diferentes locais de trabalho, incluindo áreas remotas. 

Com pouco esforço de gerenciamento, os recursos de computação na nuvem podem ser escalados conforme a necessidade, bastando apenas uma conexão com a internet.

Quais os tipos de Cloud computing?

 

Há diversos tipos de nuvem, e cada uma delas possui peculiaridades próprias, de forma que é preciso entender qual deles é o melhor para você. Confira agora quais os tipos de Cloud computing:

  • Nuvem Privada: Composta por uma única organização, possui sua própria infraestrutura de nuvem, incluindo servidores e software, e não possui acesso público;

 

  • Nuvem Pública: Várias empresas podem utilizar simultaneamente, mas de forma independente. O fornecedor de nuvem é responsável por garantir a manutenção e a segurança dos recursos compartilhados;

 

  • Nuvem Híbrida: Formada por duas ou mais infraestruturas de nuvem distintas, que continuam como entidades independentes, mas que estão interconectadas por meio de uma tecnologia padronizada ou exclusiva;

 

  • Nuvem Comunitária: Várias empresas ou organizações se unem para agrupar seus recursos de nuvem e solucionar um problema comum.

 

A computação na nuvem oferece a possibilidade de igualar as oportunidades para todos.

Independentemente do número de usuários na plataforma, cloud computing democratiza o acesso aos aplicativos de software corporativo. 

Um dos pontos positivos é a flexibilidade para aumentar ou diminuir o compartilhamento de recursos de acordo com as necessidades, de forma que os usuários finais geralmente não precisem se preocupar com o que está acontecendo na nuvem, eles apenas precisam fazer login e realizar suas tarefas.

Assista o vídeo abaixo e veja mais detalhes

Conclusão

 

Cloud computing é uma tendência que vem se consolidando cada vez mais, sobretudo com o crescimento das equipes remotas e híbridas.

Esta tecnologia facilita o compartilhamento de dados, conta com atualização automática, reduz a utilização de hardwares contribuindo com o meio ambiente e promovendo a consciência ecológica.

Embora a questão da segurança seja uma preocupação, esta tecnologia conta com recursos e estrutura que permitem a rápida correção de falhas e maior colaboração entre os membros da equipe.

Se você quer saber mais sobre esta tecnologia, conheça nossos cursos e torne-se um expert! Entre em contato conosco para tirar suas dúvidas, clicando aqui!

 

Avalie o conteúdo post

Compartilhe:

Postes Relacionados