Para a maioria das pessoas, especialmente as envolvidas com TI, a primeira vez que se ouviu falar sobre virtualização tem mais de meio século, na época em que a IBM desenvolveu uma forma de compartilhar sistemas de mainframe grandes e dispendiosos.
Contudo, mesmo sendo superada por algum tempo com o surgimento dos computadores pessoais nas décadas de 80 e 90, a virtualização é praticamente uma das “Highlanders” da TI, havendo atualmente um movimento crescente de interesse sobre suas técnicas. Mesmo após o surgimento da Cloud Computing porque estamos ouvindo falar sobre virtualização novamente?
Não estamos discutindo sobre a mesma coisa?
Se você não tem certeza das diferenças entre ambas, não se sinta mal, boa parte das pessoas acaba confundindo seus conceitos e aplicações. Então vamos lá!
A Virtualização permite que em um único servidor sejam executados simultaneamente vários ambientes virtuais distintos e isolados. Ou seja, ele faz isso usando o software de virtualização, conhecido como Monitor de Máquina Virtual (VMM), que separa os ambientes de computação do hardware físico, possibilitando a execução de vários sistemas operacionais em um computador ao mesmo tempo.
Por sua vez, a Cloud Computing, é quando você usa computadores na Nuvem para processar ou armazenar dados, liberando assim os recursos do seu próprio computador, além de proporcionar elasticidade, escalabilidade e gerenciamento.
Resumindo, a Virtualização é o processo de criação de vários ambientes virtuais em um único servidor, enquanto que a Cloud Computing se propõe a entregar soluções de TI pelo modelo de serviços por redes compartilhadas ou privadas. Mas, observe que a maioria dos serviços em Nuvem fazem uso da Virtualização, porém, nem todos.
[epico_capture_sc id=”970″]
Uma das maiores vantagens da Virtualização é a redução significativa das despesas de capital, pois é possível executar vários servidores virtuais em menos servidores físicos.
Isso também permite que os servidores sejam usados de forma mais eficiente, fazendo melhor uso dos recursos e capacidades disponíveis, reduzindo os custos com energia e possibilitando a execução de mais aplicativos simultaneamente, pois cada máquina virtual é capaz de executar seu próprio sistema operacional.
A Virtualização também pode ser aplicada ao hardware de armazenamento, permitindo que seja criado um repositório de armazenamento unificado que seja acessível a todos na rede, independentemente de onde as instalações estão baseadas.
Talvez um dos maiores benefícios de uma perspectiva operacional seja que a Virtualização pode levar a maior disponibilidade. E, por fim, ela permite replicar os mesmos níveis de privacidade em um ambiente virtual como em um físico.
Já o principal atrativo da Cloud Computing é a eficiência de custos.
O investimento inicial é significativamente reduzido pois não há necessidade de gastos com um centro de dados próprio, como instalações, hardware e RH. A computação em nuvem reduz as taxas de licenciamento, os custos de armazenamento e as despesas associadas às atualizações de software. A escalabilidade e sua fácil implantação são outras vantagens, além da facilidade de executar backups e a recuperação de dados na Nuvem.
Como Profissional Cloud, no momento de tomar uma decisão, sempre tenha em mente que diferentes organizações têm suas próprias necessidades e têm que levar em consideração sua configuração atual e as implicações financeiras envolvidas, além das muitas opções oferecidas pelo mercado de TI.
Bem, podemos dizer que em ambas, pois a maioria dos cursos de Cloud Computing englobam o conceito de Virtualização, tendo em vista serem assuntos bem relacionados, e que dependem um do outro para agregar o máximo de valor à TI da empresa.
Com isso, se o curso for de qualidade, o profissional de TI não precisa se preocupar: ele vai aprender tudo o que é necessário. Dominar tanto Cloud Computing quanto Virtualização podem ser o diferencial para a sua carreira como Profissional Cloud.
Uma vez que você saiba realmente quais são as diferenças entre ambas e suas aplicabilidades, você só tem a ganhar.
O que é e como funciona o AWS? Antes de apresentar o curso AWS nós vamos fazer um breve resumo sobre como funciona o AWS e como é o mercado de trabalho. O AWS (Amazon Web Services) é uma plataforma de computação em nuvem oferecida pela Amazon que permite às empresas e indivíduos hospedar, armazenar … Continue reading Curso AWS (Amazon Web Services)
Por onde posso começar com bootcamp Azure? Se você está buscando começar com bootcamp Azure, nós da Cloud Treinamentos preparamos algumas etapas que você pode seguir e que vai te ajudar: Definir seus objetivos: antes de iniciar qualquer treinamento, é importante que você defina seus objetivos e metas. O que você quer aprender? Qual é … Continue reading Bootcamp de Azure
Um profissional de AWS é alguém que possui conhecimento e habilidades em usar os serviços e tecnologias da Amazon Web Services (AWS) para projetar, desenvolver, implementar e gerenciar soluções baseadas em nuvem. As tarefas específicas que um profissional de AWS pode executar dependem da sua especialização e nível de experiência. Alguns exemplos de atividades realizadas … Continue reading O que um profissional AWS faz?